quarta-feira, 17 de junho de 2015

Criando uma Máquina Virtual no Oracle VirtualBox


Por Alcides Souto, 

Em nosso primeiro post, descrevemos como instalar o Oracle VM VirtualBox em um host Windows. Neste post vamos registrar a criação de uma máquina virtual que será utilizada para a instalação do Oracle Linux 6 (em post posterior) e futuramente para instalação do E-Business Suite R12.

Criando uma Máquina Linux

1º Passo: Na tela de gerência do Oracle VM VirtualBox, basta clicarmos em Novo (New) eu uma nova janela se abre. Para esta janela, indicaremos o nome da máquina virtual (EBS_R12) o tipo de Sistema Operacional (Linux) e a Versão (Oracle 64 bit). Confirmamos clicando em "Próximo (N)".


2º Passo: Na nova janela, devemos indicar a quantidade de memória RAM que iremos disponibilizar para a máquina Virtual. No nosso caso, dispomos de um PC com 8gb de RAM, iremos atribuir 4gb. Confirmamos clicando em "Próximo (N)".


3º Passo: Na tela seguinte, onde é determinado o tamanho do Disco rígido, vamos atribuir, neste momento, apenas um disco de 30gb para o Sistema Operacional.
Na instalação do E-Business Suite R12, iremos adicionar novos discos conforme indicação dos pré-requisitos. Sendo assim, basta escolher "Criar um disco rígido virtual agora" e clicar em "Criar".



4º Passo: O Oracle VirtualBox se resolve muito bem com o VDI (VirtualBox Disk Image). Será o disco que escolheremos. Confirmamos clicando em "Próximo (N)".


5º Passo: Para criação do VDI, temos duas opções distintas:
"Dinamicamente alocado" e "Tamanho Fixo", no primeiro, o espaço do disco rígido do host vai sendo ocupado conforme necessidade da máquina virtual. No segundo, o tamanho atribuído ao disco é reservado no momento da criação.
Para o funcionamento da máquina virtual, a primeira opção é mais lenta que a segunda, porém como não temos queremos perder muito espaço no disco do Host, vamos escolher "Dinamicamente alocado". Confirmamos clicando em "Próximo (N)".


6º Passo: Atribuímos o nome de EBS_R12_disk01 para o disco que está sendo criado e determinamos os 30gb que falamos anteriormente. Concluímos clicando em "criar".


Quando o tipo de disco não é "Tamanho fixo" a criação da máquina virtual é instantânea, levando menos de 3 segundos.


Sem comentários:

Enviar um comentário