sexta-feira, 3 de julho de 2015

Instalando o Oracle VM Server 3.3.1

Por Alcides Souto, 

Para facilitar os "prints" das telas, fiz uma instalação do Oracle VM Server 3.3.1 em uma máquina virtual no VirtualBox do meu notebook, afim de registrar aqui no blog. Segui a mesma instalação que fiz em minhas duas máquinas físicas.
A máquina virtual, foi criada com o mesmo tamanho de disco, mesma quantidade de memória e o mesmo número de cpus da físicas.
Para instalação, assim como fizemos no Oracle VM Manager, baixamos o *.iso de instalação do Oracle VM Server (V46550-01) no site do https://edelivery.oracle.com.
Para uma máquina física, é necessário queimar uma mídia e dar o boot por ela.
Seguem os passos da instalação:

Tela 01: apenas pressionamos o enter para começar a instalação.


Tela 02: é a tela de boas vindas da instalação. Para quem confia na mídia de instalação, não se fazer necessário checar a mesma. apenas confirme em "skip". Caso contrário, clique em "OK" para valida-la.


Tela 03: apenas confirmamos em "OK".


Tela 04: quanto a linguagem, escolhemos English e confirmamos em "OK".


Tela 05: quanto ao formato do teclado, escolhemos o padrão br-abnt2. Confirmamos em "OK".


Tela 06: Termos de uso, apenas clicamos em "Accept".


Tela 07: Na instalação da máquina física, não tivemos a tela a seguir. No caso da virtual, foi necessário reinicializar o device. Clicamos em "Re-initialize all".


Tela 08: Para escolher o particionamento, marcamos em "Use entire drive", marcamos o drive disponível, e por fim confirmamos em "OK".


Tela 09: Confirmamos a escrita do particionamento confirmando em "Write changes to disk". Leva um tempinho até aparecer a tela seguinte.


Tela 10: Na tela do Boot Loader, deixamos tudo padrão e marcamos a opção "Allow boot from a multipath device". Confirmamos em "OK".


Tela 11: A tela de configuração da interface de rede que se comunicará com o Oracle VM Manager, escolhemos a eth0. No caso de mais interfaces de rede, por padrão, escolhemos sempre a eth0.


Tela 12: Configuração do IP. Escolhemos a opção "Manual address configuration" e atribuímos um IP de nossa rede. Trata-se do mesmo ip que já deixamos relacionado no /etc/hosts do Oracle VM Manager.

Tela 13: Continuando a configuração da rede, escolhemos o nosso gateway: 192.168.0.1, quanto a DNS, como utilizamos a NET Virtua, configuramos o DNS dele.


Tela 14: Para configuração do Hostname, escolhemos manual, e atribuímos um nome:


Tela 15: Para Time Zone, escolhemos America/Sao Paulo:


Tela 16 e 17: As duas telas seguintes são de criação da senha do Oracle VM Agent e do Root.
Dependendo da senha de root, pode aparecer um alerta dizendo que a senha é fraca. Confirmamos com "Use Anyway".


A instalação demora uns 5min. Depende da máquina. Ao final, remova o disco de instalação e basta fazer o "Reboot" do servidor.


A inicialização deste sistema é bem parecida com a de um Linux. O console de administração do Oracle VM Server é os seguinte:


Depois de instalado, fizemos um único login nesta maquina. Logamos como root e editamos o /etc/hosts adicionando as mesmas informações do Oracle VM Manager.
Depois da instalação do Oracle VM Server, este servidor está disponível para ser adicionado e manipulado pelo Oracle VM Manager.
Depois de adicionado ao Manager, não há necessidade de mais nenhuma configuração diretamente no Oracle VM Server. Tudo é feito pelo Manager.
Note que, depois de configurado o Oracle VM Server no Oracle VM Manager, essas informações do console (imagem anterior) aparecem preenchidas automaticamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário